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Histórico


A história do EBRAPEM teve início há 19 anos, quando estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PGEM, da UNESP/Rio Claro, perceberam que apesar dos encontros científicos de Educação Matemática contribuírem para o debate e divulgação das pesquisas da área, apenas as produções científicas já concluídas ou em fase de conclusão eram privilegiadas.

Naquela oportunidade, o grupo se deu conta da falta de um espaço para discutir pesquisas em andamento, observar seus processos, elaborações, tomada de decisões, contribuições para o refinamento de métodos e sustentação teórica de referenciais.

Foi assim que, em 1997, o grupo de estudantes da PGEM e alguns professores realizaram um fórum de debate científico organizado por e para alunos pesquisadores em Educação Matemática, objetivando discussão, troca de experiências e conhecimentos entre os Programas de Educação Matemática.

Desta iniciativa pioneira surge o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), realizado em setembro de 1997, na UNESP, em Rio Claro (SP). Participaram deste encontro estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, contabilizando 23 trabalhos inscritos em comunicações orais.

Quando e onde aconteceram os EBRAPEMs:

  • I EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP), 1997.
  • II EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP), 1998.
  • III EBRAPEM – Universidade de Santa Úrsula (Rio de Janeiro/RJ), 1999.
  • IV EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP), 2000. Tema: A Educação Matemática como área de estudo.
  • V EBRAPEM  – PUC (São Paulo/SP), 2001. Tema: Educação Matemática: realizações, avanços e perspectivas.
  • VI EBRAPEM – UNICAMP (Campinas/SP), 2002. Tema: A pesquisa em Educação Matemática – múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas.
  • VII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP), 2003. Tema: Grupos de estudo e pesquisa em Educação Matemática – formação, consolidação e produção científica.
  • VIII EBRAPEM – UEL (Londrina/PR), 2004. Tema: Prioridades de Pesquisa em Educação Matemática – quais os próximos desafios?
  • IX EBRAPEM – Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP), 2005. Tema: Pesquisa em Educação Matemática e transformação social – perspectivas e interfaces.
  • X EBRAPEM – UFMG (Belo Horizonte/MG), 2006. Tema: Conhecimento e Inclusão Social.
  • XI EBRAPEM – UFPR (Curitiba/PR), 2007. Tema: Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais.
  • XII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP), 2008. Tema: Educação matemática: possibilidades de interlocução.
  • XIII EBRAPEM – UFG (Goiás/GO), 2009. Tema: Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula.
  • XIV EBRAPEM – UFMS (Campo Grande/MS), 2010. Tema: Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional.
  • XV EBRAPEM – UEPB (Campina Grande/PB), 2011. Tema: EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas.
  • XVI EBRAPEM – ULBRAS (Canoas/RS), 2012. Tema: As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais.
  • XVII EBRAPEM – IFES (Vitória/ES), 2013. Tema: Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática.
  • XVIII EBRAPEM – UFPE (Recife/PE), 2014. Tema: EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais.
  • XIX EBRAPEM – UFJF (Juiz de Fora/MG), 2015. Tema: As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula.
  • XX EBRAPEM – UFPR/UTFPR (Curitiba/PR), 2016. Tema: As Inter-Relações da Educação Matemática

Para saber mais, acesse: <http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim11.pdf>.