Menu

Turismo


Sob o slogan de “cidade qualidade de vida”, a capital apresenta uma ótima infra-estrutura para seus moradores e visitantes, bem como opções de lazer variadas para todas as épocas do ano.
Lindas paisagens e uma forte valorização cultural caracterizam os principais pontos turísticos que compõem a metrópole.
Abaixo, alguns pontos turísticos de Curitiba:


Paço da Liberdadepaco_liberdade

Construção de 1916 com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau, antiga sede da Prefeitura de Curitiba. Foi restaurado, mantendo as características originais do edifício. Dentro é possível observar amostras da pintura original e trechos do sistema de escoamento de água através de pisos de vidro (antes do prédio da Prefeitura, o local abrigava o Mercado Municipal).

Hoje é um espaço cultural, com café, livraria, biblioteca, auditório e salas de exposições e realização de cursos. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Localização: 

Praça Generoso Marques, 189 – Centro

Horários: 

3ª a 6ª – 10h às 21h
Sáb. – 10h às 18h
Dom. – 11h às 17h

Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/paco-da-liberdade/1814

Mapa: https://goo.gl/maps/tK6dLjk1HLD2


Setor Históricosetor historico

Conjunto das mais antigas edificações da cidade, delimitado por decreto municipal de 1971. Entre essas construções estão a Casa Romário Martins, do século XVIII e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, além dos exemplares arquitetônicos de inspiração alemã, datados da segunda metade do século XIX.

Nas manhãs de domingo, as velhas pedras do Largo da Ordem e o calçadão de acesso à Praça Garibaldi, com a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Società Giuseppe Garibaldi, formam o cenário da Feira de Artesanato, animado ponto de encontro com música ao vivo.

Localização: Largo da Ordem / Praça Coronel Enéas, Praça Garibaldi / Rua Dr. Kellers – São Francisco

Acesso: A pé, partindo da Praça Tiradentes entrar na(s) rua(s) do Rosário e/ou José Bonifácio.

Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/paco-da-liberdade/1814

Mapa: https://goo.gl/maps/wvo9ex6cDBE2

 


 Linha Turismoturismo

Uma das formas de conhecer Curitiba é embarcando em um dos ônibus double decker  da Linha Turismo, linha especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o recém-reformado Mercado Municipal. Com a aquisição da cartela com 5 tíquetes, no valor de R$ 40,00, é permitido desembarcar em 4 dos 25 atrativos turísticos de sua preferência. O visitante poderá assim contemplar e desfrutar do local que escolher pelo tempo que quiser, reembarcando nos próximos ônibus que tem a cada 30 minutos. O serviço opera regularmente de terça a domingo, a partir das 9 horas até as 17horas e 30 minutos, com saída inicial na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Nos
períodos de férias de Julho e de Dezembro a Fevereiro, a Linha Turismo passa a funcionar todos os dias.

Para mais informações, acesse: www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

 


Jardim Botânicojardim

Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991.
Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.
O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório.
Localização: 
Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690. – Jardim Botânico.

Horário: 
Das 06h00 às 20h00 > durante o horário de verão.
Das 06h00 às 19h30 > durante o horário de inverno.

Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/jardim-botanico/1674

Mapa: https://goo.gl/maps/uWJWg7emcSF2

 


Bosque João Paulo II (Papa). Curitiba, 01/04/2008 Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Bosque João Paulo II (Papa).
Curitiba, 01/04/2008
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Bosque do Papa

Memorial da imigração polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980, no rastro da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em julho anterior. Sua área, de 46.337 metros quadrados, fez parte da desapropriação que envolveu a antiga fábrica de velas Estearina.

As sete casas de troncos que compõem o memorial são lembrança viva da fé e da luta dos imigrantes poloneses, com objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa. Em Curitiba, a imigração polonesa começou em 1871.

Localização: 
Rua Mateus Leme X Rua Vieira Santos X Rua Mário de Barros-CENTRO CÍVICO.

Horário: 
Bosque – diariamente, das 7 às 20 horas / Memorial – Terça à domingo, das 9 às 18h.

Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/bosque-do-papa/1104

Mapa: https://goo.gl/maps/PBrJiGoYuxD2

 


Ópera de Arameopera

A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, 20.000 pessoas. O local foi palco, na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
* possui acesso para deficientes

Localização:

Rua João Gava, s/n°. – Abranches
Tel.: (41) 3354 4482

Horário:
Terça a domingo das 8h às 18h.

Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/opera-de-arame/1611

Mapa: https://goo.gl/maps/mF7vefzMLUy

 


Parque BariguiParque-Barigui

No idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigui significava “Rio do Fruto Espinhoso”. Hoje, com 1,4 milhões de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais frequentado. A antiga “sesmaria” pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme foi transformada em parque em 1972.
Não são apenas os moradores da cidade e os turistas que procuram descanso no parque. Preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada. Dentre os equipamentos que o Parque possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Localização: 
BR 277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio.
Pavilhão de Exposições – Tel.: (41) 3335-7592
Centro de Convenções (IMAP) – Tel.: (41) 3335-4874
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Tel.:(41) 3335-2112
Museu do Automóvel – Tel.: (41) 3335-1440 (Quarta a domingo).

Horário: 
Diariamente.

Site: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parque-barigui/1702

Mapa: https://goo.gl/maps/L4x6JW4gYtQ2

Para saber mais, acesse: <http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/categoria/atrativos-turisticos/3>. Acesso em: 17 maio 2016.