Menu

Anais e Certificados


ANAIS XX EBRAPEM – ISSN: 2237-8448

Clique no título do trabalho para acessá-lo.


GD1      Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Uma breve contextualização histórica e os sentidos do número zero

Aline Tafarelo Tracanella

Aprender experimentando: Uma possibilidade para o ensino da Matemática, da Física e da Química no contexto da formação de professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais

Ana Paula Dick

Matemática, Geografia e Cidadania: Contribuições de um jogo educativo interdisciplinar para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

Céres de Oliveira Jendreieck

Um primeiro ensaio para apresentar a pesquisa ‘Relações entre o Programa Nacional Do Livro Didático e Propostas de Estudo do Campo Aditivo em Livros Didáticos dos Anos Iniciais’

Danielly Kaspary

O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores

Edicléia Xavier da Costa

O ensino de Matemática na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental: um estudo sobre as crenças, concepções e atitudes em relação à resolução de problemas

Evandro Tortora

Investigando os indícios de apropriação de conhecimento matemático por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem

Rosélia José da Silva Carvalho

Materiais curriculares educativos de matemática do Pacto/PNAIC:  um olhar por meio dos critérios de idoneidade didática

Janaina Melo Souza

O cálculo mental em livros didáticos dos anos iniciais

Jéssica Serra Corrêa da Costa

Representação em tabela: compreensão de professores dos anos iniciais acerca do ensino aprendizagem

Luanna Laysa dos Reis Santos

Ensino de Estatística: O PNLD e o manual do professor

Natália Dias de Amorim

História em Quadrinhos como possibilidade de recurso didático para o desenvolvimento do pensamento geométrico

Patrícia Priscilla Ferraz da Costa Souza

Jogando com o impossível: percepções de crianças dos anos iniciais em estudo sobre probabilidade

Rita Batista

A Importância da Leitura e da Literatura no Ensino da Matemática

Tatiana Roedel

Concepções de Professores que Ensinam Matemática acerca do Cálculo Mental

Vanessa de Oliveira

Concepções epistemológicas dos professores: desafios para o ensino da matemática nos anos iniciais

Vanessa Lacerda Tarouco


GD2      Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Educação no campo seguindo os preceitos da Aprendizagem Significativa estabelecidos por David Ausubel

Aline Cristina de Sant’Anna  

Narrativas de experiências de discentes a partir do processo da utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de matemática do ensino fundamental

César Augusto do Prado Moraes      

Um estudo sobre a aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental

Cleide Ribeiro Mota  

O uso de Portfólios na avaliação em matemática: motivador para escrita dos alunos sobre suas aprendizagens e reflexão da prática pedagógica

Fabiane Rodrigues Viana      

O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática

Priscila Baumgartel  

Relações entre Matemática e Geografia: o uso de tecnologias e o estudo de mapas geográficos

Vandreza Rodrigues  

Uma Sequência Didática para o ensino de Semelhança de Figuras Planas

Marcos Fabrício Ferreira Pereira    

Construindo o conceito de ângulo: transitando entre representações, contextos e artefatos

Mariana Rodolfo Rocha        

Como que um grupo de professores se envolvem em um projeto de Feiras de Matemática numa perspectiva de Educação Matemática

Edjane Mota de Assunção    

A Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo sobre problemas epistemológicos de ensino-aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)

Ivonete Pereira Amador       

A inter-relação entre afetividade docente e discente: concepções sobre a Álgebra

Jailma Ferreira Guimarães   

Divisão Euclidiana: um olhar para o resto

Janete Jacinta Carrer Soppelsa        

Campo Multiplicativo: Diagnóstico e Intervenção de Ensino

Janine Oliveira Mello

As contribuições dos Registros de Representação Semiótica no ensino do pensamento algébrico dos alunos

Luani Griggio Langwinski      

Geoplano: de que modo os professores se apropriam deste artefato para o ensino de quadriláteros?

Marcel Muniz Vilaça 

A criatividade matemática e a resolução do cálculo de áreas

Marcus Vinícius Costa dos Santos    

Teorema de Tales: uma abordagem por do meio da Teoria das Situações Didáticas

Maria José Fagundes Barbosa          

Investigando o processo de transposição didática interna referente à operação de divisão de números naturais

José André Bezerra da Cruz  

Comparação Multiplicativa e Criatividade Matemática

Luana Cerqueira de Almeida

Estado da Arte das pesquisas realizadas no estado de São Paulo acerca de números fracionários entre os anos de 2000 e 2016

Monique Lopes dos Santos Dias       

Uma análise do ensino de geometria no ensino fundamental por meio das representações semióticas

Priscila Arcego          

Esquemas de estudantes antes e após um processo formativo de seus professores

Tamiles da Silva Oliveira      

Prática pedagógica de professores que ensinam matemática: ensino e compreensão da linguagem matemática por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Giselle de Paiva Silva

Função Quadrática: uma abordagem à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Graziele Santos Ferreira     


GD3      Educação Matemática no Ensino Médio

Sentidos pessoais atribuídos pelos professores à função exponencial no processo da Atividade Orientadora de Ensino

Adnielson Lima da Silva               

As contribuições da Matemática do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio para a formação profissional

Briane Costa de Oliveira Guaitolini         

Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: A Razão Áurea e a Progressão Geométrica na Música

Christian James Hensche            

Logaritmo: o que dizem alunos do Ensino Médio sobre este conceito

Daniela Mendes Vieira da Silva

Um estado da arte do trabalho interdisciplinar nos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul

Gláucia Potenza Soares               

Desafios no ensino de funções utilizando experimentação

Jacy Pires dos Santos    

Geometria Espacial: estado da arte das pesquisas produzidas nos programas de pós graduação nas áreas de Ensino, Educação e Educação Matemática

Jéssica Barbosa dos Passos Sanchez      

Imbricações entre Campos Conceituais: um estudo sobre as situações que envolvem volume do bloco retangular

Larisse Vieira de Melo  

Narrativas de estudantes do Ensino Técnico Profissional de nível médio do IFSULDEMINAS Campus Machado: um olhar sobre o ensino e o currículo de Matemática

Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato 


GD4      Educação Matemática no Ensino Superior

A matemática que emerge em uma investigação sobre curvas cônicas

Bruno Leite Ferreira

Vetores e suas representações em livros didáticos de Engenharia

Celso Luiz Andreotti

Um estudo sobre o conceito de limite à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática

Gabriel de Oliveira Soares

Compreensão dos conceitos de derivada clássica e derivada fraca: análise segundo o modelo cognitivo APOS

Janice Rachelli

Ensino de Matemática: as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas e o planejamento do ensino com vistas na aprendizagem

Talita Breschiliare Piffer Freire

Contribuições do Estágio Supervisionado na/para a Formação Inicial de Professores de Matemática

Jéssica Mistura Zanon

Uma análise sobre o currículo e concepções de professores de Matemática dos cursos de Tecnologia da Fatec Ourinhos

Marcela Aparecida Penteado Rossini

Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a Aprendizagem

Márcio Antônio Cometti

Tarefas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral: construção de uma proposta de pesquisa

Nelvia Santana Ramos

Números Complexos e Circuitos Elétricos: uma análise de livros didáticos apoiada na Teoria dos Registros das Representações Semióticas

Renato Cezar Agricco Júnior

A Construção de Saberes Docentes sobre Geometria Analítica Plana: um estudo na formação inicial de professores de matemática

Rita Lobo Freitas

As Dimensões de Papert e a Geometria Espacial: um estudo em laboratório de informática

Sergio da Costa Nunes


GD5      História da Matemática/Educação Matemática

Uma História da Matemática Escolar na Cidade de São Luís do Século XIX

Waléria de Jesus Barbosa Soares            

Aspectos Históricos do estudo do Cálculo Diferencial no Ensino Secundário Brasileiro das Primeiras Décadas do Século

Alan Pereira Manoel     

A Álgebra na Formação de Professores no Período entre 1890 e 1970

Ana Maria Basei              

O Ensino Globalizante da Matemática: um estudo de suas representações em manuais pedagógicos brasileiros nos primeiros anos escolares

Ana Maria Ferreira Lemes          

Para que servem os problemas de aritmética no ensino primário? Análise das orientações dadas a professores no período 1890 a 1930, por meio das revistas pedagógicas do estado de São Paulo

Andréia Fernandes de Souza    

Professores que Ensinam Matemática e sua Relação com o Saber: cadernos escolares, 1920-1970

Bruna Lima Ramos         

Movimentos paralelos de educação matemática na educação básica paulista: um olhar para além da grade regular

Cilene Maria Fontes      

Sobre Educação (Matemática) no campo: vozes de professores que atuam(ram) na região de Borebi/SP

Claudinéa Soto da Silva

Trajetórias de vida dos professores de matemática de Pelotas: contribuindo para a História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul

Cris Elena Padilha da Silva                                                                            

Girard Desargues e o desenvolvimento da geometria projetiva

Douglas Gonçalves Leite

História da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o ensino de sistemas de numeração

Eliane Siviero da Silva

Uma análise das tirinhas de Calvin e Haroldo

Elisane Strelow Gonçalves         

Cecy Cordeiro Thofehrn e o manual didático Brincando com números

Francine Fernandes Araujo                       

Os saberes para ensinar geometria nas revistas pedagógicas brasileiras (1890-1970): a construção de uma pesquisa

Gabriel Luís da Conceição           

Construção e Transformações do Currículo de Matemática do curso Técnico em Estradas – IFES (1960 a 1980)

Gabriel Luiz Santos Kachel         

Cursos televisivos na formação inicial de professores de matemática na Colômbia: 1960-1970

Islenis Carolina Botello Cuvides               

Elementos na História do Ensino de Matemática nos anos iniciais no Colégio Maria Auxiliadora entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso UNO

Luciani Coelho Guindo dos Santos                         

Contribuições do dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro para o ensino de Aritmética nas escolas primarias de Campo Grande

Leandro de Oliveira       

Estudo de uma obra didática: Peirce´s Primary Arithmetics

Leandro Josué de Souza             

Narrativas na formação de professores na década de 1980: um olhar para os cursos de Pós-Graduação em Modelagem Matemática

Leoni Malinoski Fillos    

História da Matemática nos Livros Didáticos do Ensino Médio: Uma Investigação

Lorena Carolina Rosa Biffi           

A história das geometrias não euclidianas para formação do professor: uma proposta baseada no uso de vídeos didáticos

Lucas Ferreira Gomes  

A geometria em livros didáticos e manuais pedagógicos: constituição dos saberes a ensinar e para ensinar (1880-1970)

Márcio Oliveira D’Esquivel         

Histórias sobre a Formação Continuada de professores de Matemática (séries finais do EF) da RME de Curitiba

Michelle Camargo Major

A Universidade Volante e a formação de professores de matemática do Paraná na década de 1960

Laura Leal Moreira         

Ensino da Aritmética no Grupo Escolar Luiz de Albuquerque: primeiro grupo da Região Sul do Mato Grosso

Roberto Pereira Teodosio          

A Matemática e a atuação de professores de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande – MS

Rozana Morais Lopes Feitosa

O ensino de divisão: reunindo registros

Simone Danielle Tychanowicz  

O Trabalho em Sala de Aula com Situações Desencadeadoras de Aprendizagem: construindo o conhecimento matemático por meio da perspectiva histórico-cultural

Simone Uchôas Guimarães                       

Uma História Sobre a Criação e Extinção do Curso de Ciências com Habilitação em Matemática de Cassilândia – MS

Tatiana Rozalia Guedes               

História da Matemática: um estudo sobre o ensino e as concepções dos professores no Paraná

Vanessa Cristina Rhea  

A Formação de Professores de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul: um olhar sobre a primeira turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena “Povos Do Pantanal” – Prolind

Vlademir Sérgio Bondarczuk     

Saberes Pedagógicos para Ensinar Lidos nos Manuais do Final do Século XIX

Viviane Barros Maciel     


GD6      Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância

Aspectos do conhecimento do professor de matemática em processos formativos online

Agnaldo de Oliveira

Toques em Tela de Dispositivos Móveis e Processos de Construção Conceitual: contribuições para a educação geométrica

Alexandre Rodrigues de Assis

Webdocumento e a articulação dos recursos geométricos

Amanda Rodrigues da Silva

Uma abordagem blended learning num sistema complexo: auto-organização de uma sala de aula

Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática: um olhar para a formação de professores

Arianny Grasielly Baião Malaquias

O uso do Scratch no ensino da matemática

Beatriz Maria Zoppo

A utilização do F@ceMAT no ensino: Possibilidades para desenvolver o pensar a partir dos números racionais

Carla Denize Ott Felcher

GeoGebra e Performance Matemática Digital

Carla Vital

A robótica educacional e seu potencial como ferramenta de explicitação de invariantes operatórios relacionados a conceitos matemáticos

Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos

A percepção dos professores a respeito do uso de lousas digitais interativas no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Elaine Eskildssen Melhado

Educação Matemática de Jovens e Adultos: Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais

Jonson Ney Dias da Silva

A utilização de games digitais nas aulas de Matemática

Jocilea de S. Tatagiba

As TIC no ensino de matemática: o que as produções didático-pedagógicas do PDE nos dizem?

Joice Yuko Obata

Sala de Aula Invertida: proposta de intervenção nas aulas de matemática da Escola Estadual Rômulo Castello

Josias Dioni Bravim

As Mobilizações de Registros de Representações Semióticas no Estudo de Trigonometria no Triângulo Retângulo com o Auxílio do Software GeoGebra

Juliane Carla Berlanda

Multibase Relatório: um protótipo web que transforma dados de um aplicativo móvel em informações didáticas

Vito Rodrigues Franzosi

Uma proposta de Sala de Aula Expandida em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral

Júnior dos Santos Duarte

Formação continuada de professores de Matemática e Tecnologias Digitais: um trabalho com atividades do Caderno do Aluno

Tiago Giorgetti Chinellato

Geometria Dinâmica na resolução de questões da OBMEP

Laís de Almeida Pereira

Programa Aluno Conectado: analisando a utilização do computador para a Educação Estatística em escolas de Pernambuco

Marciel José do Monte

Alunos da educação básica produzindo vídeos: aspectos metodológicos

Vanessa Oechsler

Um estudo do processo de gênese instrumental vivenciados por alunos do 9º ano do ensino fundamental

Nelson Tsuji Junior

Reflexões Sobre a Utilização de Dispositivos Móveis no Contexto da  Educação Financeira

Fausto Daniel Alves Fernandes

O construcionismo: análise de nove fatores pertinentes à aprendizagem matemática usando robótica educacional

Gerry Sanchez

Fórum de Discussão: um espaço de contribuição para a formação continuada em Matemática

Gisele Pereira de Oliveira Xavier

O celular como recurso didático nas aulas de Matemática: a visão do professor

Laís Aparecida Romanello

O ensino da geometria: uma experiência com a arte do origami utilizando vídeos como recurso tecnológico

Jaqueline Antunes da Silva

Uso e produção de vídeos nas aulas de matemática do ensino fundamental

Luana Pedrita Fernandes de Oliveira

Um toque ou um arrastar direto na tela do Smartphone: reflexões e possibilidades para aprender sobre retas paralelas cortadas por uma transversal por meio do GeoGebra

Marcos Paulo Henrique

Festivais de Vídeos Digitais nos Cursos de Licenciatura em Matemática da UAB

Nilton Silveira Domingues

Vivenciando a elaboração de atividades investigativas em Matemática utilizando o GeoGebra

Vinícius dos Santos Honorato

A produção de vídeos no Estágio Supervisionado em um curso de Matemática a Distância

Sandro Ricardo Pinto da Silva

Análise narrativa do desenvolvimento profissional e do conhecimento especializado dos alunos do curso de licenciatura em matemática a distância

Priscila Kabbaz Alves da Costa

O uso do sistema embarcado arduino como apoio na resolução de problemas matemáticos em um curso de mecatrônica

Silvio César Viegas

Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de Matemática usando o Scratch: da elaboração à construção

Tatiana Fernandes Meirele

Formação Inicial de Futuros Docentes de Matemática para o ensino de Geometria com o uso das Tecnologias Digitais: Limites e Possibilidades

Tawana Telles Batista Santos

Transição para o Ensino Superior à Distância: O caso de um curso de Engenharia de Produção

Tiago de Freitas Tavares

Geogebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a aprendizagem da geometria espacial

Caroline Borsoi

Numeramento em tela touchscreen de smartphones com atividades instigadoras

Wagner Marques

Jogo computacional: um aliado para a aprendizagem da Matemática

Paula Boito

Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática – estudos iniciais

Hugo Luiz Gonzaga Honório

Explorando o GeoGebra na formação de professores de Matemática: uma articulação entre o Construcionismo e os Conhecimentos Docentes

Rita de Cássia Idem

Ensino de geometria e visualização: possibilidades com o GeoGebra 3D

Raissa Samara Sampaio


GD7      Formação de Professores que Ensinam Matemática

Narrativas sobre a formação inicial em um curso de licenciatura em Matemática

Adriana Barbosa de Oliveira      

Ensino de Matemática no Ensino Médio: formação continuada PNEM na prática pedagógica do professor de matemática

Adriana da Conceição Tesch      

A Formação Inicial do Professor de Matemática: O PETMAT por uma perspectiva histórico-cultural

Adriane Sardinha Macedo         

Implicações da formação do PNAIC na prática de professores de matemática

Ana Cristina Gonçalves Carvalho             

Conhecimentos de Licenciandos de Matemática Sobre Raciocínio Proporcional em Ação no LEM

Emerson Clayton do Nascimento Miranda         

Cadernos escolares e pastas de atividades possibilitando as narrativas das lembranças da escolarização inicial das professoras e da pesquisadora: uma metáfora entre flores e espinhos

Cleane Aparecida dos Santos   

Como nos tornamos formadores de professores: processo de constituição profissional

Carlos André Bogéa Pereira      

Comunicação Matemática: concepções de uma turma de futuras professoras dos anos iniciais e suas relações com a avaliação formativa

Angélica Francisca de Araújo    

Pesquisando em formação docente: O que sabem sobre o conceito de número racional na sua representação fracionária e seus diferentes significados professores dos anos iniciais que ensinam matemática?

Aparecida Ferreira Lopes           

O compartilhamento das ações de estágio como espaço de formação: contribuições da teoria da atividade

Bruna Corso      

O Ensino de Matemática e as Tecnologias: uma análise das possibilidades do Estudo de Aula

Carolina Cordeiro Batista            

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica

Cleiton Ramos de Souza             

 “Minha única mágoa é não saber para que serve a fórmula de Bhaskara”: a narrativa de um licenciando em Computação

Cristina Carvalho de Almeida    

A prática como componente curricular na formação inicial de professores de Matemática: a visão dos egressos professores

Danielli Ferreira Silva    

Aprendizagens Docentes sobre o conceito de divisão em uma turma de Licenciatura Matemática

Danielly Fraga Santana 

Conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos: análise de uma prática em uma escola bilíngue

Flávia Roberta Porto Teófilo      

Análise da produção escrita em matemática e a ressignificação de saberes docentes

Dayani Quero da Silva  

O ensino de Matemática na Educação Infantil: um estudo sobre as atitudes e os saberes decorrentes do Curso de Pedagogia contributivos à atuação docente

Dilene Kátia Costa da Silva         

Estruturas Multiplicativas: um olhar sobre conhecimentos do conteúdo e do ensino e do conhecimento curricular de professoras participantes de um grupo de estudo

Diná da Silva Correia     

Conhecimento docente de Combinatória e aluno: um caso no interior de Pernambuco

Dorghisllany Souza Holanda      

Formação Inicial de Professores de Matemática no Instituto Federal de São Paulo

Egídio Rodrigues Martins            

Uma discussão do processo de elaboração de propostas de trabalho por professores que ensinam matemática

Elaine Cristina Braga Ovando                    

Identidade Profissional de Professores que ensinam Matemática: perspectivas de pesquisas nacionais e internacionais no período 2006-2016 e desafios futuros

Enio Freire de Paula      

Atividades envolvendo frações em formação de professores dos anos iniciais: reflexões, discussões e resoluções

Fabiola Barcelos Risso  

O conceito de Numeramento: um estudo das concepções dos estudantes de um curso de Pedagogia EaD

Felipe Campos Voto     

O que acontece quando uma professora de matemática conta-se?

Gabriela Félix Brião       

Ser professor com as tecnologias: possibilidades na formação continuada

Ingrid Cordeiro Firme   

O Vídeo no Aprendizado da Matemática: quando o lúdico encontra o racional

Vânia Dalpont  

A mobilização das narrativas no projeto de iniciação à docência de um curso de Pedagogia

Janaina Alves da Silva   

Uma formação continuada para professores dos anos iniciais na perspectiva das Estruturas Multiplicativas

Jaqueline Santana de Souza Santos       

Matemática a Distância: que história é essa?

Jardel da Silva Costa      

Aprendizagem docente e constituição profissional situadas em uma prática de estágio supervisionado da FE/UNICAMP

Jenny Patricia Acedo Rincón     

Curso de formação docente de El Salvador (CFD) e o programa gestão da aprendizagem escolar (Gestar II) do Brasil: um estudo comparado

Jeser C. Candray             

Prática como Componente Curricular no Curso de Licenciatura de Matemática: um estudo documental à luz do conceito de prática

Rafael Borini Martins Costa Borini          

A Escrita de si no Processo de Formação Acadêmica de Licenciandos em Pedagogia: o ensino da matemática em questão  

Jónata Ferreira de Moura          

O PIBID na formação do professor de matemática: um olhar a partir da História Oral

José de Aquino Santos

O software GEOGEBRA como uma ponte entre as formações inicial e continuada de professores de matemática do ensino fundamental

Josias Júlio de Araújo   

A mediação do coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores que ensinam matemática

Juliane do Nascimento Mosquini            

Movimentos em Grupos de Trabalho: Especificidades e singularidades em ações com professores que ensinam Matemática

Julio Cesar Paro              

Divisão com números naturais: um estudo de saberes produzidos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Kariely Lopes Gomes de Brito  

O processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos e a importância da formação continuada do professor

Kelly Marina Kowalski  

Um estudo sobre conhecimentos de professores para abordagem da Simetria articulado as Artes Visuais

Luciana Ferreira Santos               

Formação Continuada de professores de Matemática: um olhar a  partir dos estudos das comunidades de prática

Luciene Torezani Alves

Comunidade de prática como uma possibilidade para a formação  continuada do professor que ensina matemática

Luis Sebastião Barbosa Bemme               

Uma leitura da participação de professores de matemática em um Grupo de Trabalho em meio as transformações político-educacionais no estado de Mato Grosso

Magno Rodrigo da Silva               

Influência dos Guias do PNLD na escolha dos Livros Didáticos de Matemática: os desafios da formação e dos saberes docentes

Marcos Aurélio Alves e Silva     

Práticas Investigativas e Webquest na formação continuada de professores: uma proposta para o ensino de noções de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental

Maria José Lopes de Araújo      

A ação do professor de matemática na sala de aula: possíveis caracterizações

Mariana Passos Dias     

A formação em serviço dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização e práxis pedagógica

Marilene Xavier dos Santos       

A Teoria de Números na formação inicial do professor de Matemática: conexões entre o conhecimento específico e o conhecimento matemático para o ensino na escola básica

Marnei Luis Mandler    

O Ensino Médio no Estado de São Paulo: 25 anos de história nas vozes de professores de Matemática

Martha Regina Egéa Kleine        

Percepções do professor de Matemática: relação entre formação acadêmica e atuação docente

Maurício Costa Cabreira              

Mapeamento dos Estudos no Campo da Formação de Professores acerca da Atratividade da Carreira Docente (2009-2015)

Mayara Permanhane Nascimento         

Saberes Docentes sobre Resolução de Problemas: impactos de políticas públicas de formação continuada de professores alfabetizadores

Milena Schneider Pudelco                         

Aprendizagens docentes a partir da metodologia Lesson Study desenvolvida em uma comunidade de prática de professoras do EFI

Milena Soldá Poliastro 

Identidade Profissional Docente: interagindo com um grupo de professores de matemática da EJA

Patrícia Ferreira dos Santos

O Estágio Curricular Supervisionado e a exploração de casos multimídia: um estudo a respeito da Identidade Profissional

Paulo Henrique Rodrigues         

Análise das situações de proporção simples elaboradas por professores em um processo formativo

Pedro Henrique Milagre                             

Contributos para a formação do professor alfabetizador: os sentidos da alfabetização matemática no âmbito do PNAIC

Salete Pereira de Andrade        

Formação de professores: O PNAIC como proposta formativa

Tatiana Lima Koga          

Produção de subjetividade: narrativas de professores de matemática do ensino médio sobre as delimitações curriculares

Terezinha Inajossa Santos       


GD8     Avaliação em Educação Matemática

Trajetórias de Avaliação e a Perspectiva de Avaliação do GEPEMA: um estudo

Gabriel dos Santos e Silva

Avaliação formativa e auto-regulação dos alunos de um curso superior de tecnologia da informação

Luis Fernando Pacheco Pereira

Examinando as avaliações externas na microrregião de Ubá-MG

Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel

A Pedagogia Waldorf: reflexões acerca de práticas avaliativas

Renata da Silva Matos

Análise da Produção Escrita em Matemática como Estratégia de Ensino

Milene Aparecida Malaquias Cardoso

Avaliação dos Processos de Ensinar e Aprender na Licenciatura em Matemática: o olhar dos discentes

Niusarte Virginia Pinheiro

Prova com Cola: uma conjectura

Juliana Alves de Souza


GD9     Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

A escrita reflexiva como recurso didático nas aulas de Matemática

Cristina Franz Strelow  

A formação docente e o estímulo às competências socioemocionais na aprendizagem de Matemática e Ciências da Natureza

Felipe Augusto de Mesquita Comelli    

Uma Análise de Jogos de Linguagem em dois Manuais Didáticos de Geometria Euclidiana Plana

Person Gouveia dos Santos Moreira     

O Registro na Educação Infantil: as representações na construção de conceitos numéricos

Andreia Crespo Dinis


GD10   Modelagem Matemática

Um olhar para a natureza da Matemática em atividades de Modelagem

Amanda Ribeiro Pinto

A Modelagem Matemática como um cenário para investigação na formação crítica dos estudantes: um estudo de caso

André Luiz Rocha da Silva

Modelagem Matemática como Jogo de Linguagem

Cristienne do Rocio de Mello Maron

Modelagem Matemática na Educação Básica: uma proposta de análise do currículo construído na interação do processo de ensino e aprendizagem

Derli Kaczmarek

Modelagem Matemática no Ensino Médio Técnico Integrado em Informática – desafios e possibilidades na efetivação de um trabalho interdisciplinar

Elenice Josefa Kolancko Setti

A Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a Modelagem de Problemas de Programação Linear

Jader de Oliveira

Modelagem Matemática na passagem do 5° para o 6° ano: um trabalho na formação continuada de professores

Laynara dos Reis Santos Zontini

Modelagem Matemática: articulações entre a prática e propostas curriculares oficiais

Lenilton Kovalski

Uma proposta de Modelagem para os anos iniciais do ensino fundamental

Lilia Cristina dos Santos Diniz Alves

Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica: investigações realizadas em um terreno loteado

Mirelly Katiene e Silva Boone

Itinerários Formativos em Modelagem Matemática: buscando possíveis rupturas no modelo educacional vigente

Régis Forner

A Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem: transformando uma brincadeira em uma prática esportiva

Rogério Braga Soares

A construção do conceito de números racionais: A modelagem matemática como catalizador do conhecimento

Silvana Cocco Dalvi


GD11    Filosofia da Educação Matemática

Hobbes e a Matemática

Campo Elías Flórez Pabón          

Impossibilidades de jogos fronteiriços de linguagem

Carolina Tamayo-Osorio

Raciocínio Abdutivo: investigação e produção de conhecimento matemático

Jesaías da Silva Souza   

A matemática no Movimento de Reorientação Curricular do município de São Paulo na gestão Freire, 1989-1991

Júlio César Augusto do Valle     

Subsídios para uma “Epistemologia da Imaginação e da Intuição” no Campo da Matemática a partir do Diálogo entre as Ideias de Poincaré e Bachelard

Lucimar Donizete Gusmão    


GD12   Ensino de Probabilidade e Estatística

Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia

Andréa Pavan Perin

Letramento estatístico por meio de projetos: um estudo de caso

Cassio Cristiano Giordano

Raciocínios combinatório e probabilístico na EJA: investigando relações

Ewellen Tenorio de Lima

Esquemas Utilizados por Estudantes da Educação Infantil ao Resolverem Situações Envolvendo o Conceito de Chance

Irlene Silva de Almeida

Análise das relações nas resoluções de tarefas envolvendo o conceito de chance por alunos da Educação Infantil mediadas por uma maquete tátil

Joaldo Silva dos Santos

Um estudo sobre as crenças e concepções de professores do Ensino Básico em relação à Aleatoriedade

Marcelo Rivelino Rodrigues

Discussões sobre o uso do livro didático no ensino da probabilidade nos anos iniciais

Michaelle Renata Moraes de Santana

O Letramento Probabilístico nos anos Finais do Ensino Fundamental

Robson da Silva Eugênio

Concepções de Educação Estatística a partir de narrativas de professores membros do GT 12

Ednei Leite de Araújo


GD13   Educação Matemática e Inclusão

Cenários para investigação na escola inclusiva: compreendendo o diálogo entre surdos e ouvintes nas aulas de matemática

Amanda Queiroz Moura

Materiais Didáticos no ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual

Ana Paula Poffo Koepsel

Aprendizagem da Matemática pelo aluno surdo: uma proposta bilíngue

Fabiane Carvalho Böhm

Uma proposta de material didático para o ensino de números negativos no Proeja: Contribuições de uma Pedagogia Libertadora

Jéssica Monteiro Falquetto

Terceira Idade e sua relação com a Matemática

Matheus Pereira Scagion

Conhecimentos de Professores Sobre o Ensino de Geometria com Material Manipulável para Estudantes Cegos

Mayra Darly da Silva

Estratégias empregadas por alunos com altas habilidades/superdotação: simetria e isometria

Michele Cristiane Diel Rambo

O ensino de geometria à alunos surdos: abordagem sobre  perímetro e área

Steffani M. Colaço Miranda


GD14   Resoluções de problemas

Resolução de Problemas e o Ensino de Álgebra: o trabalho colaborativo como estratégia de formação continuada de professores

Adriano Santos Lago

Cálculo Diferencial e Integral sob a perspectiva da Resolução de Problemas

Eliane Bihuna de Azevedo

Alterações e permanências sobre o conhecimento de Resolução de Problemas: o que dizem as narrativas de professores alfabetizadores durante um processo formativo

Isabel Lombardi

Aprendizagens de professores PDE sobre a resolução de problemas no processo educativo

João Luís Stival

Ensino-aprendizagem–avaliação de matemática através da resolução de problemas utilizando algeblocks

Lilian Esquinelato da Silva

A avaliação idealizada, o discurso de professores e a prática efetiva na sala de aula de matemática

Márcio Pironel

Formulação de Problemas: uma possibilidade didática no ensino de matemática

Renan Oliveira Altoé

O estudo da Linguagem Matemática na sala de aula: uma abordagem através da Resolução de Problemas

Sabrina Aparecida Martins Vallilo

O que denotam saber de matemática alunos de um 4º e um 7º ano, quando elaboram problemas de matemática?

Viviane Bergamini Fonteque


GD15   Educação Financeira

Educação Financeira: como está sendo abordada nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental?

Anaelize dos Anjos Oliveira       

Educação Matemática Financeira no Ensino Médio: Projeto “De olho na Economia”

Anderson José Silva      

Educação Financeira em Aulas de Matemática: ambientes de aprendizagem a partir de atividades propostas em livros didáticos

Arlam Dielcio Pontes da Silva    

As contribuições das tecnologias na discussão sobre o consumo de bens de luxo com alunos do Ensino Médio

Cristiane Neves Mello  

Educação Financeira e o Ensino de Matemática em uma escola Waldorf: currículo, professores e estudantes

Thais Sena de Lanna Albino       

Uma Proposta de tarefas para Educação Financeira à luz da Educação Matemática Realística para adolescentes em situação de desproteção social

Daniela Harmuch            

Algumas dificuldades apresentadas por alunos da EJA na resolução de questões envolvendo Porcentagem

Elane Cristina Teixeira Corrêa   

Educação Financeira no Ensino Médio: Contribuições da Educação Matemática Crítica

Flávia Arlete Lovatti      

Educação Financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores?

Laís Thalita Bezerra dos Santos

Experiências em um Programa de Pós-Graduação: deslocamentos de um pensamento sobre Educação Financeira

Pedro Alves da Silva      


GD16   Etnomatemática

Lei 10.639/2003, Avanços e Desafios: análise de livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental

Maysa Ferreira da Silva

Contribuições do Programa Etnomatemática e da Cultura Surda para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Estatística para um aluno Surdo

Pablo Ricardo Cardoso

Caminhos e descaminhos: compreendendo a dimensão pedagógica da Etnomatemática

Rodrigo Guimarães Abreu

Saberes e Técnicas Matemáticas da Cultura Africana e Afro-Brasileira no Ensino Fundamental

Valdirene Rosa de Souza

O ensino da geometria na Escola Família Agrícola: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da Etnomatemática

Vanessa da Luz Vieira

Práticas Socioculturais no Contexto da Produção de Cacau sob a Ótica da Etnomatemática

Washington Santos Carneiro

Saberes tradicionais e saberes acadêmicos no ensino de matemática: a prática pedagógica de professores indígenas Guarani e Kaiowá

Maria Aparecida Mendes de Oliveira

O lugar da Educação Matemática em uma proposta curricular diferenciada para as escolas das comunidades ilhéus do litoral do Paraná

Anderson Martins Oliveira

Ensino Médio Integrado: uma proposta de educação unitária e omnilateral

Daniel Guimarães de Oliveira

História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de matemática

Fabiana Pereira de Oliveira

Interculturalidade e Ensino de Matemática em Escolas de Fronteira

Fernanda Marchiori Grave

Educação Matemática e Trabalho: as relações de poder presentes em empreendimentos em economia solidária

Geisa Zilli Shinkawa-da-Silva

Cultura, Tecnologia e Matemática: Um estudo Etnomatemático para o ensino de Geometria

Gerson Scherdien Alte

Matemática e Africanidades Brasileiras: produção intelectual e narrativas de professores negros sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar

Ronaldo Tomaz de Andrade Silva


CERTIFICADOS

Ouvinte:

EBRAPEM – Certificados – Ouvintes I EBRAPEM – Certificados – Ouvintes II

Participação:

EBRAPEM – Certificados de participacao – GD1 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD2 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD3 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD4 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD5 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD6 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD7 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD8 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD9 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD10 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD11 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD12 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD13 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD14 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD15 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD16

Apresentação:

EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD1 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD2 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD3 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD4 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD5 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD6 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD7 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD8 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD9 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD10 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD11 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD12EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD13 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD14 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD15 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD16


VERSO DOS CERTIFICADOS

VERSO – Programação completa